sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio de Janeiro é sede das Olimpíadas 2016.

No início da tarde de hoje foi anunciada a sede das Olimpíadas, em Copenhague (Dinamarca). Chicago que era grande favorito devido à Obama, foi eliminado logo na primeira parcial. Na segunda parcial a cidade eliminada foi Tóquio.

A decisão ficou entre Rio de Janeiro e Madrid, com 66 votos contra 32, o presidente do Comitê Olímpico Jacques Rogge, anunciou a cidade brasileira de Rio de Janeiro como a sede oficial das Olimpíadas de 2016.

A decisão foi tomada após a apresentação dos vídeos de apresentação das cidades candidatas. O Brasil lutava há mais de uma década, com fracasso nos anos de 2004 e 2012.

Ao mesmo tempo uma explosão de alegria e emoção tomou conta da comitiva brasileira em Copenhague, que contava com o presidente Lula, o governados Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes, além de grandes esportistas como Pelé. E a alegria também tomou conta da multidão que acompanhava a cerimônia da praia de Copacabana.

Aproveitando o embalo do Panamericano, a Copa do Mundo de 2014, o Brasil ressaltou que a América do Sul ainda não havia sediado uma Olimpíada, sendo em 2016 a primeira vez na história que ela acontecerá aqui em nosso continente.

Durante a cerimônia Pelé e o presidente Lula se emocionaram e choraram. Lula com sentimento de meta ultrapassada, desabafou: “Se eu morresse agora já teria valido a pena viver”.

Uma parte da população brasileira não gostou da notícia, pois esse seria motivo de desvio de dinheiro que poderia ser investido em outros setores, como a educação.

Porém vale lembrar que sediar uma Olimpíada faz com que muitas portas se abram para o mundo, além de gerar milhares de empregos, incrementar a economia, aumentar a segurança, além de vários complexos que ficaram de legado para as próximas gerações.

Além do mais o povo brasileiro, especialmente carioca, merece e deve mostrar porque somos esse país tão feliz e dar um show de beleza e cultura para o mundo. 2016 será inesquecível.

Presidente do Comitê Olímpico, Jacques Rogge, anunciando Rio de Janeiro como a sede das Olimpíadas de 2016.
Comemoração na praia de Copacabana.
Comemoração da comitiva brasileira em Copenhague, Dinamarca.


Vídeo da apresentação pela candidatura do Rio de Janeiro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Rio 2016!

Que bom que o Brasil está sendo sede de muitos jogos esportivos , ja somos da copa de da olimpiadas!

Agora é trabalhar muito!!!!

O rio terá que trabalhar duplamente!
A COPA E A OLIMPIADAS!

Saulo disse...

Muita gente só penda no lado negativo e não dá nada certo. É claro que o nosso país tem problemas sérios para se resolver, mas não podemos ficar só pensando negativo. Temos que vê também o lado positivo que o Brasil pode ganhar com essas competições.
Parabéns Rio! Parabéns Brasil!