sábado, 17 de outubro de 2009

O polêmico projeto de Beto Albuquerque

Não gosto de política, até por isso não gosto de comentá-la, porém nos últimos dias me vi com a obrigação de informar os leitores sobre o caso de Beto Albuquerque e o descontentamento de muitos torcedores, principalmente gremistas. Beto Albuquerque (PSB-RS) é deputado federal, coordenador da bancada gaúcha no Congresso Nacional. Além de ser acessor da presidência do Internacional. Na última semana ele criou um projeto de lei que visa “estimular” os clubes que sediarão a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Assim, mesmo que reformando seus respectivos estádios, os clubes pagassem suas dívidas com o governo.Como exemplo citou a criação da Timemania, os grandes gastos do governo na construção e reformas de estádios e dividas de clubes.Porém o projeto de Beto Albuquerque trouxe desagrado por parte de muitos torcedores, principalmente aqui no Rio Grande do Sul, onde o Inter (time do deputado) teria ajuda, já o Grêmio por provavelmente não sediar a Copa, não ter o mesmo apoio.

Dessa maneira muitas reivindicações ocorreram por partes dos gremistas, principalmente na internet, onde o deputado citou ser “uma campanha sórdida e tendenciosa pela internet”. Veja o texto por completo AQUI .Analisando o caso, não é nenhuma novidade que isso gere polêmica, principalmente aqui no Rio Grande do Sul onde a rivalidade Grenal é tão acentuada. Não julgo o deputado Beto Albuquerque por criar essa lei, já que não acompanho a política, sendo ele tendencioso para seu time ou não.

É claro que, o Brasil sediando a Copa do Mundo, terá muitos gastos com infra-estrutura, principalmente os clubes e seus estádios de futebol, assim somando mais gastos às dividas que já tem com o governo. Porém não é por ter seu estádio sede que o clube deverá tem mais apoio financeiro do que outro, e foi isso que gerou tanta discussão pela internet.

Hoje, Beto Albuquerque junto a Paulo Odone, Secretário Extraordinário da Copa 2014 ampliou seu projeto de lei, estendendo as melhorias à outros estádios que mesmo não recebendo os jogos serão locais de treinamento (sub-sedes). Assim, no caso do Rio Grande do Sul, além de o Beira-Rio (que receberá jogos) ter apoio, o novo estádio do Grêmio também receberia ajuda, por ser local de treinamento, independente de nível de participação na Copa. Veja a notícia completa AQUI.

Não condenando ninguém, mas não sou a favor dessa lei, se o caso é apoio aos clubes, que seja a todos eles. Mesmo assim, compete a um político projetos de lei mais importantes que este, como a infra-estrutura de Porto Alegre e todo o Rio Grande do Sul, como o transporte e a segurança (se tratando da Copa). Futebol é e sempre foi um assunto complicado, uma faca de dois cumes. Assim, os projetos para Copa do Mundo não deveriam ser prioridade legislativa, deixando a encargo da Comissão Organizadora.

No caso de querer ajudar a sanar dividas com clubes futebolísticos concordo plenamente, mas não é ajudando um clube mais e outro menos que acabará os problemas. Seria mais fácil fazer empréstimos ao invés de “dar” o dinheiro, dinheiro que é nosso, do povo. E no ponto de vista de torcedora, nenhum gremista quer seu dinheiro no Beira-Rio e nenhum colorado quer seu dinheiro no novo estádio do Grêmio. Concorda?

Esse é um projeto de lei federal, assim estendo minha pergunta aos torcedores de outros times, sendo eles sedes ou não da Copa. Vocês concordam com essa ajuda para seu clube?

Concordam?


4 comentários:

Unknown disse...

Oi Ale ! Parabens tah muito bom este Blog. Que continue assim. Ah, esse Beto só pode ser colorado mesmo...rsrsrs
Abraços.

Unknown disse...

Oi Ale ! Parabens tah muito bom este Blog. Que continue assim. Ah, esse Beto só pode ser colorado mesmo...rsrsrs
Abraços.

Anônimo disse...

Tá feia a coisa.
Não contente em ter criado um PL que era muito ruim, o deputado (que eu jurava que era dos bons), agora cria um remendo que vai deixá-lo ainda pior.
Mas o dinheiro não é dele, né?

Ale disse...

parece q ele tbm leu o texto e me respondeu via twitter, veja oq ele disse, e fica com vcs a opinião:

BetoAlbuquerque: @alegremista Gostei da tua opinião.Sincera e isenta.PE,CE,RN,BA,MT,MG,RJ,DF,AM terão estádios de $ público.Compensar as dívidas é melhor.