sexta-feira, 30 de outubro de 2009

13° Jornada Nacional de Literatura – Passo Fundo/RS

Cai na real, cai na real. A nossa vida é virtual...

Hoje, juntamente com minha escola, participei do último dia da 13° Jornada Nacional de Literatura, com o tema Arte e Tecnologia – Novas Interfaces e que aconteceu na UPF – Universidade de Passo Fundo. Simplesmente foi maravilhoso! Nem todas as palavras do mundo conseguiriam expressar tudo o que pude ver lá: toda a arte, toda a cultura, toda a tecnologia. Portanto vou tentar falar resumidamente como foi.

O espetáculo de abertura foi feito pelo grupo circense de Pelotas Tholl, um dos espetáculos mais lindos que já pude ver. Quem apresentou a sessão de abertura foi o gato Gali-Leu, Mil-faces e Naty, do programa Mundo da Leitura.

Grupo Tholl

Contamos também com o show de Os PoETS (Alexandre Brito, Ricardo Silvestrin e Ronald Augusto) e logo depois com o show da banda AfroReggae.

Os PoETS (Ricardo Silvestrin, Ronald Augusto e Alexandre Brito)

Banda AfroReggae

O escritor homenageado dessa edição foi Pedro Bandeira, onde houve espaço para conversa. Dentre seus livros podemos destacar a série Os Karas, O fantástico mistério de Feiurinha, A marca de uma lágrima, entre outras.

Escritor Pedro Bandeira.

Durante o período de almoço, houve atividades paralelas, como visitação ao espaço de computadores, mostra do filme Antes que o mundo acabe e exposições espalhadas por todo o campus. Após isso, houve conversas com vários escritores.

Indigo (O colapso dos bibêlos) e Ricardo Silvestrin (O menos vendido)

Gustavo Melo e Guilherme Fiuza (Meu nome não é Jhonny)

Júlio Emílio Braz

Com certeza, esse é um evento extremamente importante para o mundo atual e que mostra como é necessária a arte, a literatura e a tecnologia nos dias de hoje, assim também, contribuindo para a formação de leitores. Um evento inesquecível e maravilhoso, onde valeu a pena participar e vou guardar para minha vida todos os ensinamentos obtidos. Um fato curioso era que a maioria dos escritores que estavam lá, iniciaram como jornalista, ou até mesmo queriam ser jogador de futebol.

Nenhum comentário: