sábado, 28 de fevereiro de 2009

Parabéns Marau!

Hoje, minha cidade, Marau, completa 54 anos de emancipação. E para comemorar acontece o 14° Rodeio de Marau no parque Lauro Ricieri Bortolon.
Marau foi fundado em 28 de fevereiro de 1955 e leva esse nome pela existência do índio guarani Marau que morreu as margens do rio que contorna a cidade, que também leva seu nome, chamando-se Rio Marau.
A cidade foi colonizada por descendentes de italianos. No início as principais atividades eram a agricultura (principalmente milho e soja) e também criação suína, bovina e aviária. Atualmente, também tem como principal atividade, a indústria. Na qual se destacam Perdigão, Metasa, Fuga Couros, GSI - Agromarau, entre outras.
Geograficamente, está na região Noroeste Rio-grandense e faz divisa com as cidades de Passo Fundo, Ernestina, Nicolau Vergueiro, Ibirapuitã, Camargo, Santo Antônio do Palma, Vila Maria e Gentil. Está a 265 quilômetros da capital e possui uma área de 649, 300 km², estando a uma altitude de 571 metros.
A população estimada em 2008 era de 35.900 habitantes e tem como atual perfeito Vilmar Perin Zanchin.
Tem como pontos turisticos Praça central Dr. Elpidio Fialho, Parque Lauro Ricieri Bortolon, Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, Balneário Noé, Cascata do Cachoeirão, Cascata da Pedra Grande, entre outras.
As principais sociedades esportivas e culturais são: Safurfa, Casa de Cultura, Coral Associação Alegria Franciscana, Grupo de Artes Nativas Capitão João La Maison, Clube Liberdade de Marau, Éden Clube, CTG Sentinelas do Pago, CTG Felipe Portinho, Biblioteca Pública Municipal Francisco Jatir Pastre.
Os principais meios de comunicação são: RBS TV Passo Fundo, SBT, Bandeirantes; Rádios: Alvorada AM, Vanguarda FM e Mais Nova FM; Jornais: A Folha Regional, Nossa Cidade, Correio Marauense e Jornal de Marau.
Marau é uma cidade em pleno desenvolvimento, agradável para se morar, com um povo amigo e hospitaleiro.
E atráves do Blog quero enviar meus parabéns a todo povo marauense e desejar um ótimo Rodeio!

MARAU: 54 ANOS DE EMANCIPAÇÃO!

Nenhum comentário: