quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Viagem para Porto Alegre

Parte 1: Ônibus

Até que enfim, depois de um ano de promessas, fui pra Porto Alegre. Então, segunda-feira (dia 9) à noite comecei a me arrumar para ir, meia-noite e meia chega o táxi, eu e minha mãe chegamos à Rodoviária de Marau.
Uma hora da madrugada do dia 10 o ônibus sai de Marau, naquela noite não consegui dormir, fiquei a madrugada toda naquela poltrona 23 olhando a bela paisagem desse meu Rio Grande do Sul, que praticamente atravessei para ir à Porto Alegre. Saímos de Marau, passando por Vila Maria, Casca, Nova Araçá, Nova Bassano e Nova Prata.
Então na terra do Basalto paramos 15 minutos para um lanchinho, a paisagem até ali já era linda, passamos por cidades lindas, de belas casas, grande organização e limpeza. De Nova Prata seguimos para Veranópolis, a terra da longevidade, rumo à serra.
Passamos pela Serra das Antas, uma paisagem linda e única. Pela estrada, de um lado, um morro enorme, de um paredão natural, de outro, um enorme barranco, cheio de árvores e algumas casas, lá em baixo corria o Rio das Antas e logo na outra margem havia enormes morros e o céu. Uma paisagem encantadora de uma das serras gaúchas, passamos a ponte do Rio das Antas e seguimos para Bento Gonçalves.
Ao passar pela entrada de Bento Gonçalves, aquela enorme pipa de vinho, logo lembrei do Grêmio, que fez ali sua pré temporada esse ano, e o Grêmio escolheu bem, Bento Gonçalves é uma cidade linda!
Sem sono algum e muito curiosa, passei a viagem toda observando esse lindo estado, de lindas paisagens e relevos. Como é bom ser gaúcha! Era madrugada, e eu estava na serra gaúcha, terra do vinho, e como nas aulas de geografia, depois da Serra vem o Vale. O Vale dos Vinhedos.
Logo após paramos na rodoviária de Farroupilha, próximo ao centro de compras dessa linda cidade. Depois de Farroupilha, passamos por Garibaldi, Bom Princípio e São Leopoldo. Eu tinha quase que cortado o Rio Grande do Sul ao meio, passando pela serra e quase chegando à capital. Porto Alegre: a capital do meu estado, uma das principais capitais do Brasil e até do mundo! Terra do meu Grêmio! Eu quase estava chegando.
Passamos por Canoas, e entramos em Porto Alegre, tínhamos chegado. Só pela viagem em si, e tudo que observei naquela madrugada, já tinha valido a pena a viagem, mas ela estava só começando. Chegamos na rodoviária às 6:15 da manhã.

Parte 2: Visitando a família


Meu tio veio nos buscar na rodoviária, chegamos na casa dele, como é bom visitar a família!
Abraços para meu tio Nino, tia Tereza, prima Ester, Edmar e Elvis, e para meu priminho de 2° grau Vinicius!
Então tomamos banho, nos arrumamos, rumo a realizar um sonho: conhecer o Olímpico, o Estádio do Grêmio.

Parte 3: Conhecendo o Olímpico


Eu estava nas ruas de Porto Alegre, em plena Azenha, era um sentimento sem explicação. Até que enfim eu ia conhecer o Grêmio, aquele time pelo qual torci tanto, chorei, sorri, e me trouxe tantas coisas boas!
Chegamos pela parte de trás do estádio, em frente ao prédio anexo ao Olímpico, demos a volta e chegamos à entrada principal. Ótima a recepção, muito educados, simpáticos. E eu finalmente entrei no Olímpico, depois da entrada, no chão do pátio os títulos conquistados pelo Grêmio, o Pórtico dos Campeões, e mais a frente o Estádio Olímpico Monumental.
Ali ficamos esperando os jogadores que chegariam às 9:30 para o treino no campo suplementar, havia apenas nós lá, em frente à calçada da fama e ao lado da entrada do memorial.
Então eles chegavam de carro, como os carros tinham vidros escuros, conheci alguns, pelo menos mais que minha mãe, meu tio e minha prima. Roth, Mithiuê (que apareceu de muleta), Reinaldo...E eu lá, com papel e caneta na mão, pra realizar um sonho.
Foi aí que o Victor aparece, meu coração dispara, e eu vou correndo para pegar um autógrafo, logo depois aparecem Alessandro e Ruy (que eu não consegui autógrafo) Mas consegui do Rafael Marques e incrivelmente, de quem eu mais esperava conhecer, do meu ídolo: Tcheco! Todos eles foram muitos atenciosos, humildes e muito queridos.
Realizei um sonho, conheci o Tcheco!
Fomos ver o treino, o Celso Roth não apareceu por lá, mas estavam os goleiros Marcelo Grohe e Matheus (que são muito lindos!), Herrera, Adilson, Jonas, Reinaldo, Orteman, etc... Eles estavam ali, na minha frente, a poucos metros de distância, parecia um sonho!
Então fiz umas comprinhas na Grêmio mania, entrei no estádio, foi algo sem palavras, emocionante e muito lindo! E a minha velinha azul abençoou o Olímpico!
Também conheci o memorial Hermínio Bittencourt, muito lindo, o GrÊmio tem uma história incrível, como diz o hino, mais de 100 anos de glória. Assinei a ata de visitação e também lá fui muito bem recebida.
O sonho estava realizado.

Parte 4: Conhecendo Porto Alegre

Porto Saímos do Olímpico e fomos pegar um lanchinho no Habib’s, experimentei esfirra e kibe, me senti praticamente uma árabe!Então almoçamos na casa do meu tio, conversamos e descansamos um pouco, havia mais pela frente!
Fomos conhecer a cidade, passamos pelo estádio do São José, time que disputa o Gauchão na chave do Grêmio. Subimos no morro Santa Tereza, onde estão a sede de muitas emissoras como RBS, SBT, Rádio Guaíba...De lá também pude ver parte da cidade e o grande Rio Guaíba, também o estádio Beira-Rio, mas pode chamar de chiqueiro ( eu sou gremista, né!
Conhecemos também o shopping Iguatemi, muito grande e luxuoso. Andamos de escada rolante! Tomamos um delicioso sorvete! E vimos o relógio d’água que está no centro do shopping.
Então nos arrumamos e fomos para a Rodoviária, pegamos o ônibus às 20:30.

Parte 5: Voltando pra casa

Novamente, passei a viagem toda sem dormir, lembrando dos bons momentos que passei e vendo a linda paisagem gaúcha, principalmente na Serra Das Antas, onde passamos e vi o rio tomado com uma neblina, que mais parecida que uma nuvem havia decido do céu. Toda a paisagem foi linda! As cidades por onde passei, casas, praças e também as formas de relevo, de Serras e Vales. Também passamos pelos estádios do São José de Porto Alegre, de Bento Gonçalves e de Veranópolis
Passamos por: Canoas, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Vale do Caí, Bom Princípio, Garibaldi, Farroupilha, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, Serra das Antas, Veranópolis, Nova Prata, Nova Bassano, Nova Araçá, Parai, Casca e Vila Maria.
Lembrando também que eu tinha realizado um dos maiores sonhos da minha vida, tinha conhecido os jogadores do meu time, principalmente o Vitor e Tcheco, lembrando das arquibancadas do estádio e o memorial, que mostra as glórias do Imortal. Eu conheci o Olímpico Monumental! O Estádio do meu Grêmio! A cidade do meu Grêmio!
Então às 2:00 da manhã chegamos na Rodoviária de Marau, pegamos um táxi e finalmente chegamos em casa. Sonho realizado.

Nenhum comentário: