domingo, 22 de fevereiro de 2009

Carnaval - parte I

É carnaval! Então o blog vai trazer curiosidades sobre a festa durante os dias de folia, até terça-feira quando se encerra as comemorações.

CARNAVAL:
É a maior festa popular brasileira que prepara o início da Quaresma que se inicia na quarta-feira de cinzas. Assim, o Carnaval acontece nos quatro dias que o antecede.

ORIGEM DO CARNAVAL NO BRASIL:
Teve origem no final do século XVIII no chamado "Entrudo Popular" que consistia de várias brincadeiras e folguedos por todo país. Tentando civilizar a festa, plagiaram o baile de máscaras de Paris.Não tendo sucesso, a partir de 1830, houve proibições policiais tentando acabar a festa, sempre inutilmente.
Em fins do século XIX vários grupos saíram às ruas de Rio de Janeiro para comemorar. Tais grupos foram chamados de cordões, ranchos ou blocos.
Os foliões frequentavam os bailes fantasiados, inspirados nos bailes de Paris. As fantasias mais tradicionais eram: Pierrot, Arlequim e Colombina.

Assim a festa se popularizou por todo o Brasil, até os dias atuais.

Entrudo no Rio de Janeiro - 1822

Um comentário:

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!