sexta-feira, 10 de julho de 2009

Hoje é o dia da pizza!

Hoje, 10 de julho, é o Dia Nacional da Pizza, esse alimento que está cada vez mais na mesa dos brasileiros.Mas se engana quem acha que a pizza começou na Itália. Vamos agora à uma viagem pela história e ver a trajetória da pizza até hoje, o seu dia.
Há mais ou menos seis mil anos atrás a história da pizza começou com os egípcios que foram os primeiros a misturar farinha com água.Porém outros afirmam que sua origem é grega, onde faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico, assando em tijolos quentes. Assim a novidade foi parar em Etrúria, na Itália.
Babilônicos, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e a água para assar em fornos rústicos, por volta de cinco mil anos atrás. A massa chamada de “pão-de-abraão”, parecia com os pães árabes atuais, recebendo o nome de “piscea”.
Três séculos antes de Cristo, fenícios acrescentavam cobertura de carne e cebola ao pão. Os turcos muçulmanos adotaram esse costume durante a Idade Média e por causa das cruzadas chegou a Itália pelo porto de Nápoles, sendo incrementada e dando origem à pizza que conhecemos atualmente.
No início apenas ervas regionais e azeite de oliva eram ingredientes típicos. Os italianos então acrescentaram o tomate, que foi descoberto na América pelos espanhóis e levado à Europa. Porém sua forma não era redonda, mas sim como se fosse um sanduíche.
No começo do primeiro milênio surge o termo “picea” na cidade de Nápoles, considerada berço da pizza, que era um disco de massa assada com ingredientes por cima, principalmente toucinho, peixes fritos e queijo. Esse era um alimento de pessoas humildes do sul da Itália. Como a fama correu o mundo, surgiu a primeira pizzaria, a Port’Alba.
Chegou no Brasil através de imigrantes italianos. Foi no Brás, bairro paulistano, que as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas. Até 1950 a pizza era muito encontrada em meio à colônia italiana.
A partir de 1985, todo dia 10 de julho comemora-se o Dia da Pizza. E bom apetite!

10 de julho, Dia da Pizza.

Um comentário:

Carlos Sena disse...

Olá tudo bem?
Gostaria de convidar para participar do Chat Blogs Futebol Clube e participe dos nossos debates sobre futebol... basta adicionar no seu msn o endereço group38099@groupsim.com e pronto, você estará habilitado a fazer parte do chat.
Esperamos a sua presença.
Parabens pelo blog.