Considerada pandemia pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o vírus já se espalhou em cerca de 160 países e matou aproximadamente 800 pessoas, só no Brasil as mortes chegaram a 33 pessoas. Oito países já tem transmissão sustentada do vírus: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, México e Reino Unido.
Segundo Eduardo Hage, diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, 60% dos casos de gripe desde abril foram causados pelo vírus H1N1. Assim pode-se indicar uma possível substituição do vírus, predominando o cenário de atuação do vírus da gripe comum, que deixa de circular.
Com o inverno o contagio da gripe se torna maior e medidas já estão sendo tomadas como o uso de máscaras e o prolongamento das férias. Veja a seguir mais sobre a Gripe A e previna-se:
PREVENÇÃO: Não havendo uma vacina específica e não sendo recomendado o uso de antivirais, devem-se tomar precauções como lavar sempre as mãos com sabonetes, evitar colocar a mão nos olhos, boca ou ouvidos, evite ficar em lugares fechados com aglomeração de pessoas e procure locais arejados. Máscaras também são eficientes e estão sendo usados nos principais países em que o vírus está instalado.
TRANSMISSÃO: A transmissão ocorre como a gripe comum, através do ar, por vias aéreas e através do contato direto com pessoas contaminadas.
SINTOMAS: Os sintomas são parecidos da gripe comum, como febre acima de 38 graus, dor de garganta, dor no corpo, cansaço, tosse, diarréia, vômito, irritação nos olhos e fluxo nasal.
TRATAMENTO: Ainda não é um tratamento específico, pois ainda está em estudos, mas devem ser administrados antivirais até 48 horas depois dos primeiros sintomas.

PREVINA-SE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário