sábado, 18 de julho de 2009

100 anos do primeiro Grenal

O primeiro a gente nunca esquece.

Hoje, 18 de julho completam 100 anos do primeiro Grenal, que aconteceu no estádio da Baixada dos Moinhos de Vento. Tendo o placar de 10 a 0 para o tricolor com 5 gols de Booth, que fez o primeiro gol dos Grenais, 4 de Grünewald e 1 de Moreira. O Jogo foi apitado por Waldemar Bromberg e as escalações dos times foram às seguintes, Grêmio: Callfez, Deppermann, Becker, Carls, Black, Mostardeiro, Brochado, Grünewald, Moreira, Booth e Schoeder. Inter: Poppe II, Portela, Simone, Vinholes, Pires, Wetternich, Pope I, Horácio, César, Mendonça e Carvalho.
Após o longínquo 1909, 100 anos se passaram e os dois clubes conquistaram o mundo, trouxeram 3 libertadores, 5 brasileirões, 5 copas do Brasil, além de vários títulos para o Rio Grande do Sul, como também conquistaram milhares de fãs por todo o mundo. Aconteceram 376 confrontos diretos, sendo 141 vitórias coloradas e 118 vitórias gremistas e 117 empates. Muitos grenais foram marcados para sempre, como o considerado Grenal do século em 1988 que garantiu a vaga na Libertadores para o Colorado, o Grenal vencido pelo Grêmio após o gol que fez André Catimba voar, o Grenal Farroupilha em 1935, com vitória gremista.
Todos os Grenais devem ser relembrados, mas o primeiro a gente nunca esquece, e como esquecer do massacre de 10 a 0 em cima do Inter? Não pode-se esquecer do primeiro batismo.
Amanhã acontecerá o Grenal 377, pelo campeonato brasileiro e que comemorará o centenário dessa grande rivalidade e o centenário do primeiro Grenal, o inesquecível 10 a 0. Sintamos orgulho todos os gremistas e colorados por podermos presenciar a comemoração dos 100 anos de uma das maiores rivalidades do mundo. Bom Grenal.

Veja o vídeo sobre o Grenal de 1977, que foi marcado pela comemoração de André Catimba:

Nenhum comentário: