sexta-feira, 13 de março de 2009

Por que sexta-feira 13 é dia de azar?

Confira aí alguns dos prováveis motivos para hoje, sexta-feira 13, ser considerado dia de azar:

- Na numerologia o número 12 é considerado completo, como: 12 meses do ano, 12 apóstolos de Jesus, 12 signos do zodíaco. Já o 13 é um número irregular, sinal de infortúnio.

- Pode ter tido origem em 13 de outubro de 1307, sexta-feira, quando o rei Filipe IV da França declarou ilegal a Ordem dos Templários e os seus membros foram presos, torturados e executados por heresia em todo o país simultaneamente.

- Conta-se também que houve um banquete e 12 deuses foram convidados, Loki, espírito do mal teria aparecido sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte do favorito dos deuses, Balder. Então surgiu a crendice que convidar 13 pessoas para jantar é sinal de desgraça.

- Outro motivo pode ter sido que, quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo Friga, deusa da beleza e amor foi transformada em bruxa. Como vingança, todas as sextas-feiras passou a se reunir com 11 bruxas e o demônio, onde os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Essa surpestição da Escandinava espalhou-se pela Europa.

- Uma das possibilidades é o fato de que na Santa Ceia sentaram-se à mesa 13 pessoas, sendo que duas delas morreriam em seguida com mortes trágicas (Jesus por crucificação e Judas por suicídio).

- O mais provável motivo é que Jesus Cristo foi morto, provavelmente, numa sexta-feira 13.

Aterrorizante sexta-feira 13!

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa que louco!