quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Quem fica na casamata?

Após a confirmação da saída de Paulo Autuori do comando gremista surgiram várias especulações. A diretoria já garante que há procura e negociação por um novo técnico. Porém enquanto não se encontra um comandante ideal e com o “perfil” do Grêmio no atual e escasso mercado do futebol quem segue na casamata é o técnico interino Marcelo Rospide.

Rospide já havia ficado no comando antes da contratação de Autuori durante a Libertadores, tendo um ótimo aproveitamento dentro de campo. Lá está ele novamente, e mesmo sem toda a pompa de um técnico milionário ele faz seu trabalho diário e simples de bons resultados. Segundo ele mesmo disse, não acredita em uma efetivação, mesmo que parte da torcida concorde. Aliás, se não é ele, que convive quase que diariamente com os jogadores, durante treinos e jogos, quem mais pode entendê-los bem? Deve ser a mesma “pompa” ede um técnico milionário e de renome que o impeça de permanecer definitivamente na casamata tricolor.

Um possível nome que surgiu foi o de Silas, atual técnico do Avaí, que mesmo sendo pouco conhecido pela torcida e imprensa, conseguiu fazer com que o seu limitado time subisse para a série A e como se não fosse suficiente, chegar perto do G4 e assegurar uma vaga numa competição continental, a Sulamericana. Essa poderia ser uma grande aposta nos moldes da feita com Mano Meneses, que não tinha renome, foi longe com o Grêmio e hoje é reconhecido, porém é sempre uma aposta perigosa.

Em contra partida, já especula-se outros nomes para o comando técnico. Um nome pouco provável, mas que sempre está na boca do gremista é o eterno ídolo do mundial Renato Gaúcho, porém a diretoria não considera adequado aos planos de 2010, muitos torcedores, também pensam que Renato deve ser somente lembrado pelo que fez dentro de campo. Outros nomes como o de Dorival Júnior, que subiu junto com o Vasco e foi campeão antecipado da Série B 2009, também foi citado, mas também é pouco provável por questões de negociações.

Mas quem realmente é desejado pela diretoria e torcida é Adílson Batista, atual técnico do Cruzeiro, sendo caracterizado como um nome “experiente e qualificado”. Adílson foi nosso Capitão América em 1995, sendo zagueiro do time que foi campeão da Libertadores, já como técnico, conseguiu chegar à final da Libertadores 2009 com o time do Cruzeiro, após eliminar o próprio Grêmio. Por motivos como a identificação com o Tricolor e bom histórico, ele é preferência.

Nesta fase são feitas muitas especulações e realmente não se possa saber quem irá estar na casamata gremista em 2010. Por enquanto seguimos com Marcelo Rospide para defender nossa honra no ano que se acaba, infelizmente, sem títulos.

Quem comanda em 2010?

2 comentários:

Unknown disse...

Fala Alê,

De todos os nomes que foram especulados, acredito que o melhor seria o do Paulo Silas, atual técnico do Avaí.

Visite também o Rio Futebol, se puder!

Grande abraço,

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com

André Peixoto disse...

Bom post Alê, eu gostaria muito que o Rospide fosse efetivado (rs).
Ele esta se mostrando bom treinador, claro que ainda é inexperiente, mas é bom.
Eu como cruzeirense gostaria que o Adilson ficasse, mais acho pouco provável. Só um milagre o nosso treinador ficaria para 2010.
Beijão.
André do Blog ET