quarta-feira, 5 de agosto de 2009

História dos confrontos entre Grêmio e Palmeiras

Por sugestão de um amigo palmeirense e como amanhã acontecerá o grande duelo entre Grêmio e Palmeiras, hoje falarei sobre a história dos confrontos entre esses dois grandes clubes: Palmeiras e Grêmio.
O primeiro jogo aconteceu em 12 de novembro de 1936, na Baixada dos Moinhos de Vento, pelo Torneio de Porto Alegre. O placar foi de 1x1, Alemãozinho marcou para o Tricolor e Mathias II marcou para o Palestra Itália. O clube paulista ainda não se chamava Palmeiras.
Já pelo Brasileirão, o primeiro jogo ocorreu em 7 de novembro de 1971, no Olímpico, onde o Palmeiras fez 1x0 com gol do atacante Fedato.
No estádio Palestra Itália, o primeiro jogo ocorreu em 19 de junho de 1966, num amistoso que teve o placar de 2x2. Os gols gremistas foram de Paíca e Sérgio Lopes, já os gols palmeirenses foram de Ademir da Guia e Helinho.
No estádio Olímpico, o primeiro jogo aconteceu na Taça Brasil de 1960, com o placar de 3x0 para o Palmeiras, gols de Fernando (2) e Vavá.
Ao total foram 71 jogos, sendo 25 empates, 31 vitórias palmeirenses (104 gols) e 15 vitórias gremistas (72 gols).
A maior goleada do confronto aconteceu no Brasileirão de 1999, onde o Palmeiras fez 6 a 0. Já a maior goleada do Grêmio foi por 5 a 0, pela Libertadores de 1995.
Há uma grande rivalidade entre os dois clubes, um dos maiores confrontos foram pela Libertadores de 1995, onde o Grêmio fez 5x0 no Olímpico e levou 5x1 no Palestra Itália. Assim o Grêmio foi pra final e tornou-se Bicampeão da América.
O time que foi campeão era treinado por Felipão e tinha o craque Paulo Nunes, dois ídolos gremistas em 1995 e que se tornaram ídolos também no Palmeiras após conquistarem a América de novo em 1997 pelo Palmeiras.
O último confronto aconteceu no Parque Antártica no dia 8 de novembro de 2008 pelo Brasileirão e o Grêmio venceu pelo placar de 1x0.
O próximo confronto será amanhã, no dia 6 de agosto de 2009 pelo Brasileirão. O Palmeiras de Muricy está na liderança, já o Grêmio tenta o G4 para a Libertadores, tentando vencer a primeira partida fora de casa.

Emoções nos aguardam, para mais um grande jogo, fazendo jus à história desses dois grandes clubes.

Nenhum comentário: