domingo, 17 de janeiro de 2010

Pelotas 2x3 Grêmio - Gauchão 2010

Hoje o Grêmio estreou no Campeonato Gaúcho 2010, válido pela Taça Fernando Carvalho (1° turno). Logo no primeiro jogo do ano, no estádio Boca de Lobo contra o Pelotas, o time mostrou que o plantel mudou, mas a força aguerrida e poder de superação gremista continuam os mesmos. O técnico Silas colocou em campo: Victor; Henrique (Jonas), Rafael Marques, Réver e Fábio Santos (Lúcio); Ferdinando, Adilson, Souza e Hugo; Leandro (Maylson) e Borges.

Logo no início do jogo a impressão era de um time pouco entrosado e ainda sem ritmo jogo, tanto que, logo nos minutos iniciais o Pelotas marca, porém é assinalado o impedimento. Além do forte calor que castigava os jogadores, o time pelotense, que vinha se preparando a muito mais tempo, não ficou com medo e partiu pra cima, isso assustou o Tricolor, principalmente seu quarteto de ataque que pouco produziu.

O ponto fraco sem dúvidas foi a lateral, que tinha Henrique improvisado já que Mário Fernandes, também improvisado, havia se machucado. Já do lado do Pelotas a lateral era forte, principalmente com Dick que ligava as jogadas ao ataque, principalmente ao experiente marcador Sandro Sotilli. Tanto que isso fez Silas orientasse Adilson e Hugo a ajudarem Henrique naquela faixa do campo.

Devido o forte calor, foi feita uma pausa pela arbitragem para a hidratação dos jogadores. Até esse momento do jogo, o Pelotas ainda tentava se impor e era ofensivo, já o Grêmio ainda tentava se organizar em campo e tentar chutes ao gol, principalmente na bola parada. Mas parece que a pausa, ao invés de refrescar, fez o time pelotense “pegar fogo”.

Foi aos 31 minutos que, o que parecia improvável para muitos, aconteceu. Thiago Duarte bateu cruzado na área e abriu o placar para o Pelotas. Parecia que o Grêmio não tinha começado o ano com muita sorte e o que era bom no papel não funcionou em campo. O pior aconteceu um minuto depois, o Pelotas conseguiu ampliar a vantagem após cruzamento de Thiago Duarte que encontrou Sandro Sotilli: 2 a 0 e a torcida gremista lamenta. O Grêmio até tentou reação, mas chegou o intervalo de jogo.

Parece que a conversa no vestiário funcionou e o Grêmio volta para o segundo tempo com um novo espírito, mostrando que continua sendo o mesmo Imortal Tricolor. O Silas mudou o esquema do 4-4-2 para o 3-5-2 e Jonas entrou no lugar do Henrique. As mudanças fizeram efeito e o Grêmio se torna ofensivo. Os jogadores da frente aparecem em campo, fazendo até com que o Pelotas recue um pouco, apesar de marcar bem.

Logo aos 9 minutos Leandro encara a marcação e é derrubado pelo goleiro Jonathan, é assinalado pênalti. Jonas cobra com personalidade e desconta para o Tricolor, 2 a 1. O gol deu mais ânimo ao time e tudo melhorou após a expulsão de Dick, após falta em Souza. O empate veio aos 35’ com Borges, que marcou logo na estréia. O vira-vira ficou por conta do menino Maylson, aos 38’ após um rebote de Hugo. Antes que a partida acabesse, o goleiro Jonathan foi expulso.

Bem ao estilo do Grêmio, com muitos sustos e emoção, o Grêmio estréia no Campeonato Gaúcho de 2010 com uma vitória de virada. Ainda é muito cedo para definir algo, mas o que se pode perceber é que o time ainda não está 100% e a falta de entrosamento e preparação ainda prejudica. Além disso, a falta de laterais é grande e perceptível. Nosso próximo jogo será no Olímpico, contra o Caxias, quinta-feira.

Jonas entra no jogo e marca.

Um comentário:

daiane b disse...

Será que vai ser dessa vez que a diretoria vai começar a dar valor para o Jonas? Assim espero.


Abraços!

daiane b.