quarta-feira, 8 de junho de 2011

Acaba a Era Fenômeno


Não costumo estender o espaço do blog a assuntos que não se refiram ao Grêmio. Mas, hoje abrirei uma exceção. Os amantes do futebol irão concordar comigo, afinal, ontem foi uma noite para ficar na história deste esporte. Mesmo Ronaldo ter atuado apenas como rival contra o Grêmio, ele provou, pelo seu futebol e superação, que mais que marcar gols, marcou época no futebol brasileiro.

O Fenômeno começou a jogar futebol profissionalmente no Cruzeiro, aos 16 anos. Com 17,  foi para a Europa e fez sua estreia em Copas do Mundo, levantando a taça em 1994. Foram 14 anos de sucesso pelos gramados europeus. Participando também da copa de 1998 e convocado em 2002, ergueu mais uma taça pela Seleção. Ao todo foram 15 gols em Copas do Mundo, um recorde. Desde 2009, Ronaldo estava no Corinthians.

A partida de ontem, no Pacaembu, mais que um amistoso contra a Romênia, marcou o fim de uma era na Seleção Brasileira. Ronaldo Luís Nazário de Lima vestiu pela última vez a amarelinha. Ronaldo anunciou sua aposentadoria no dia 14 de fevereiro deste ano.

Após o final do jogo, o técnico Mano Meneses divulgou a lista de convocados para a Copa América que acontece na Argentina em julho. Ao todo serão 12 seleções, sendo 10 associadas à CONMEBOL e Japão e México que serão convidadas. O Brasil faz parte do grupo B, com Paraguai, Equador e Venezuela. A estreia está marcada contra a Venezuela, dia 3 de julho às 16:00. A final acontece dia 24 de julho, em Buenos Aires.

Foram convocados: Julio César (Inter de Milão), Victor (Grêmio); Lúcio (Inter de Milão), Thiago Silva (Milan), Luisão (Benfica), David Luiz (Chelsea); Daniel Alves (Barcelona), Maicon (Inter de Milão), André Santos (Fenerbahçe), Adriano (Barcelona); Lucas (Liverpool), Sandro (Totenham), Ramires (Chelsea), Jadson (Shaktar Donetsk), Elano (Santos), Lucas (São Paulo), Elias (Atlético de Madrid), Paulo Henrique Ganso (Santos); Robinho (Milan), Alexandre Pato (Milan), Fred (Fluminense) e Neymar (Santos).

As novidades ficam por conta da exclusão de Damião da lista e a volta de Pato e Ganso que estavam lesionados. Victor, que foi convocado, se apresenta no Rio de Janeiro no dia 20 de junho, quando segue com a delegação brasileira. No gol gremista, Marcelo Grohe irá substituí-lo.

Nenhum comentário: