sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Por que não gostam da Sulamericana?

A Copa Sulamericana é uma nova competição e até hoje é praticamente dominada pelos argentinos. No Brasil o único time que já a conquistou foi o Inter, em 2008. Os brasileiros amantes de futebol e seus times não são fãs da Sulamericana, mas qual é o motivo?

Os times participantes são aqueles que não conseguiram vaga na maior competição continental, a Libertadores da América. De um lado é um modo de não ser vexatório a não ida à Libertadores, e de outro a oportunidade de mostrar o time ao continente.

Porém os brasileiros não dão valor a tal oportunidade, dando mais valor à disputa do Campeonato Brasileiro (que leva à Libertadores) do que à Sulamericana, onde é escalado praticamente todo o time reserva.

Alguns dos motivos que levam a pensar na Sulamericana sem bons olhos são sua falta de tradição, por ser uma competição nova ou até mesmo não fazer valer a pena o dinheiro de premiação o campeão, não valendo a pena abrir mão do Brasileirão.

A Sulamericana hoje está para a Libertadores, assim como a Copa do Brasil está para o Brasileirão. Mas a Copa do Brasil ainda faz sucesso, pois se torna atalho para a Libertadores.

Todos os times, tanto brasileiros como sul americanos miram a Libertadores como meta maior. Seria a solução para a baixa popularidade entre os times brasileiros não disputar apenas a Sulamericana, mas também uma vaga na maior competição do continente: a Libertadores da América.

Assim, a competição que atualmente é disputada discretamente em meio a nossas semanas, pode se tornar uma competição de verdade, com a tradição que todos os torcedores latinos merecem.

Sulamericana: competir ou não competir?

4 comentários:

Bruno Muniz disse...

Simples, para os times brasileiros começarem a dar importância a sul americana, é só o campeão garantir vaga na Libertadores... É preciso ter motivação, esse torneio não vale nada, e o desejo de qualquer clube é disputar libertadores....
Se derem uma vaga ao campeão da sul americana, o torneio se tornará mais interessante....
Abraços

Douglas Nunes disse...

NO meu ver são duas razões para a Sul-americana nao fazer sucesso.

Uma delas é o fato da primeira fase ser disputada brasileiros x brasileiros... considero isso totalmente desmotivante, principalmente levando em consideração que quem vai pra sul-americana foi porque nao conseguiu ir pra libertadores, no meu ver os clubes se interessam realmente quando chegam as quartas de final e vê possibilidade de titulos.

e o segundo motivo é por realmente ser uma competição nova e disputada na fase mais importante do brasileiro.

Rodrigo Garcia disse...

Eu concordo com o amigo ai de cima(Munigalo),seria uma boa se ela desse uma vaguinha para a libertadores,só assim,ela talvez saísse desse desprestígio em que se encontra.
Eu também não entendo porque os times brasileiros desdenham tanto dessa copa,tudo bem que ela não tem tradição,foi criada a pouco tempo,não tem um status de uma libertadores e já mudou de nome trilhões de vezes,mas pô! ela solta uma verbinha no final,e dinheiro no bolso não faz mal a ninguém.
Ale eu já falei muito sobre esse assunto lá no blog,mas até hj não sei também... porque tanto descaso com essa copa,que eu chamo de patinho feio da América do Sul..rsr.


Desculpa aparecer pouco por aqui,é que o tempo está cava vez mais escasso.

Um abraço.

Felipe Delfim disse...

Não entendo tb essa discriminação com a Sul-Americana, ela é um título internacional, dá uma graninha bacana, dá vaga à dois torneios (Recopa e Suruga Bank) e, acima de tudo, reconhecimento.

Se a CBF reduzisse as vagas na Suk-Americana de 8 pra 4, eliminando a fase brasileira, garanto que os times do Brasil passariam a dar valor ao torneio, pois brigariam por essas vagas no Brasileirão do ano anterior.

Blog bacana! Abraço!

http://deprimafc.blogspot.com