sábado, 19 de setembro de 2009

Amanhã é dia do gaúcho

Amanhã, dia 20 de setembro, é comemorado o Dia do Gaúcho e também acontece o encerramento da Semana Farroupilha em homenagem à Revolução Farroupilha que se estendeu por 10 anos, tendo inicio em 20 de setembro de 1835 e sendo finalizada após a assinatura do tratado de paz de Poncho Verde, na cidade de Dom Pedrito, em 28 de fevereiro de 1845.
A Revolução Farroupilha foi a mais duradoura das revoluções do período regencial brasileiro, sendo até instaurado a República Rio-Grandense que durou entre 1835 a 1845 e que competia ao atual território do Rio Grande do Sul.
Atualmente, a Semana Farroupilha vem seguida por movimentos culturais tradicionalistas, muitas vezes feitos através dos CTG (Centro de Tradições Gaúchas) e tendo seu desfecho em 20 de setembro, com desfile cívico tradicionalista e com o objetivo de conhecer e cultuar a cultura nativista e as tradições gaúchas.
Quem é gaúcho tem um grande orgulho de ser deste estado, também por isso, muitas vezes é considerado separatista ou discriminado pelo resto do Brasil. Eu como gaúcha e tendo muito orgulho deste estado, hoje, véspera do Dia do Gaúcho, trago para vocês dois vídeos com duas canções tradicionais daqui. Gostaria que vocês ouvissem e através da letra vejam um pouco do que é o Rio Grande do Sul, pois as músicas podem falar muito mais do que eu.



Eu sou do Sul (Elton Saldanha)

Eu sou do sul, sou do sul
É só olhar pra ver que eu sou do sul, sou do sul
A minha terra tem um céu azul, céu azul
É só olhar e ver
Eu sou do sul
É só olhar pra ver que eu sou do sul
A minha terra tem um céu azul
É só olhar e ver
Eu sou do sul
É só olhar pra ver que eu sou do sul
A minha terra tem um céu azul
É só olhar e ver
Nascido entre a poesia e o arado
A gente lida com o gado e cuida da plantação
A minha gente que veio da guerra
Cuida dessa terra
Como quem cuida do coração
Eu sou do sul
É só olhar pra ver que eu sou do sul
A minha terra tem um céu azul
É só olhar e ver
Você, que não conhece meu estado
Está convidado a ser feliz neste lugar
A serra te dá o vinho
O litoral te dá carinho
E o guaíba te dá um pôr do sol lá na capital
Eu sou do sul
É só olhar pra ver que eu sou do sul
A minha terra tem um céu azul
É só olhar e ver
A fronteira los hermanos
É prenda cavalo e canha
Viver lá na campanha é bom demais
Que o santo missioneiro
Te acompanhe companheiro
Se puder vem lavar a alma no rio uruguai
Eu sou do sul
É só olhar pra ver que eu sou do sul
A minha terra tem um céu azul
É só olhar e ver
Eu sou do sul
É só olhar pra ver que eu sou do sul
A minha terra tem um céu azul
É só olhar e ver
Eu sou do sul!



Querência Amada (Teixeirinha)

Quem quiser saber quem sou
Olha para o céu azul
E grita junto comigo
Viva o Rio Grande do Sul
O lenço me identifica
Qual a minha procedência
Na província de São Pedro
Padroeiro da querência
Oh, meu Rio Grande
De encantos mil
Disposto a tudo
Pelo Brasil
Querência amada dos parreirais
Da uva vem o vinho
Do povo vem o carinho
Bondade nunca é demais
Berço de Flores da Cunha
E de Borges de Medeiros
Terra de Getúlio Vargas
Presidente brasileiro
Eu sou da mesma vertente
Que Deus saúde me mande
Que eu possa ver muitos anos
O céu azul do Rio Grande
Te quero tanto
Torrão gaúcho
Morrer por ti me dou o luxo
Querência amada
Planície e serra
Dos braços que me puxa
Da linda mulher gaúcha
Beleza da minha terra
Meu coração é pequeno
Porque Deus me fez assim
O Rio Grande é bem maior
Mas cabe dentro de mim
Sou da geração mais nova
Poeta bem macho e guapo
Nas minhas veias escorre
O sangue herói de farrapo
Deus é gaúcho
Da espora e mango
Foi maragato ou foi chimango
Querência amada
Meu céu de anil
Este Rio Grande gigante
Mais uma estrela brilhante
Na bandeira do Brasil
Hino Rio-Grandense
Como a aurora precursora do Farol da divindade,
foi o vinte de setembroo precursor da liberdade.
Mostremos valor constâncianesta ímpia e injusta guerra;
sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra.
Mas não basta p’ra ser livre ser forte, aguerrido e bravo;
povo que não tem virtude acaba por ser escravo
Mostremos valor constância nesta ímpia e injusta guerra;
sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra!

Um comentário:

Gremista Fanático disse...

Muito boa sua homenagem ao Rio Grande, percebo que voce não faltou as aulas de historia no colegio, rsrsrs, ta sabendo de tudo, e os video entao, eu fico ate com saudades dai, beijos,

Saudações do Gremista Fanático