quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Resumo Brasileirão 2009 brasileirão

1° Flamengo: com 67 pontos é o Campeão Brasileiro 2009, chegando de mansinho até o topo e desbancando muitos favoritos, além da taça irá disputar a Libertadores 2010. Destaque para o técnico Andrade, que era interino e foi escolhido melhor técnico da competição, Adriano melhor atacante e artilheiro com 19 gols, além de outros jogadores como Petkovick, Léo Moura e Ronaldo Angelin.

2° Inter: com 65 pontos, mesmo sendo um dos favoritos desde o início, bateu na trave e fico com o vice, sendo que disputará a Libertadores 2010. Mário Sérgio mesmo assim fica fora dos planos colorados e estão a procura de um novo técnico. Destaque para Guiñazu que foi escolhido o melhor volante esquerdo.

3° São Paulo: também com 65 pontos, não passou da classificaçãopara Libertadores e não conseguiu o Tetracampeonato, decepcionando muitos que o consideravam o favorito. Destaque para a zaga, com André Dias e Miranda escolhido como os melhores zagueiros da competição e Hernanes o melhor voltante direito.

4° Cruzeiro: com 62 pontos, o time chegou devagar “mineiramente”, desbancou muitos favoritos e conseguiu a última vaga para a Libertadores 2010, sendo o atual vice-campeão. Tendo Jonathan, o melhor lateral direito do campeonato, teve uma alavancada nas últimas partidas e Adilson Batista comandará o time na competição continental.

5° Palmeiras: com 62 pontos e com Muricy no comando, o time alviverde foi o cavalo paraguaio deste ano de 2009. Mesmo ficando na liderança por várias rodadas, por causa de conflitos internos, teve uma recaída e não conseguiu sequer uma classificação para a Libertadores. Mesmo assim, destaque para Diego, escolhido melhor meia direita e Craque do Brasileirão.

6° Avaí: com 57 pontos, o time de Silas realmente surpreendeu após a volta para a série A, figurou entre as primeiras colocações assustando muito time considerado grande e conseguiu a classificação inédita para a Sulamericana. Os destaques são o técnico Silas e os jogadores Muriqui, Marquinhos e Léo Gago.

7° Atlético-MG: com 56 pontos, a equipe comandada por Celso Roth começou bem o campeonato e estava entre os melhores, mas conforme as rodadas se passaram o aproveitamento foi diminuindo e um singelo 7° lugar foi conquistado. Mesmo assim, o Galo é um dos favoritos para a Copa do Brasil, além de ter o artilheiro Diego Tardelli.

8° Grêmio: com 55 pontos o Tricolor Gaúcho foi um time de opostos, se no Olímpico foi impecável e acabou invicto, fora de casa foi lastimável e venceu apenas uma partida. Isso ocasionou o simples 8° lugar e o favoritismo para a Copa do Brasil, a classificação para a Libertadores só não foi possível por causa do aproveitamento fora do Olímpico.

9° Goiás: com 55 pontos também, no início do campeonato foi considerado um time promissor e figurava entre os melhores, com um elenco que tinha Fernandão, Iarley, Júlio Cezar e Vitor como destaques. Porém após uma decaída no meio da competição, ficaram apenas com o 9° lugar.

10° Corinthians: com 52 pontos, a equipe comandada por Ronaldo foi considerada favorita para o título, mas com a classificação para a Libertadores garantida após a conquista da Copa do Brasil, o Corinthians não atendeu às expectativas e ficou apenas com o 10° lugar, mesmo assim reforça a equipe para conquistar a América em 2010.

11° Barueri: com 49 pontos, o Barueri voltou para a Série A para ficar e até teve certo destaque roubando muito ponto de time considerado grande, além disso conquistou uma vaga para a Sulamericana. O destaque da equipe foi o atacante Fernandinho, escolhido a Revelação do Brasileirão.

12° Santos: com 49 pontos, a equipe da Baixada Santista foi a última a se classificar para a Sulamericana, não superou nenhuma expectativa e não pareceu em nada a história gloriosa do Santos. Foi discreto e não animou a torcida em nenhum momento.

13° Vitória: com 48 pontos, o time foi discreto nesse Brasileirão e não lutou por muita coisa. Assegurou a permanência na Série A, porém não conseguiu sequer uma vaga para a Sulamericana. Dessa maneira a equipe baiana tem mesmo é que reformular a equipe para 2010.

14° Atlético-PR: com 48 pontos, favorito ao rebaixamento a equipe foi discreta durante a competição, porém conseguiu a permanência na Série A, mesmo não conseguindo se classificar para a Sulamericana. O time é fraco e deve se reforçar se em 2010 quer permanecer na elite do futebol brasileiro.

15° Botafogo: com 47 pontos, a equipe carioca não foi grande como é considerada e lutou muito durante todo esse Brasileirão para permanecer na Série A esse ano. Durante a competição muitos o consideravam rebaixado, mas o time se ergueu e permanece na elite brasileira em 2010.

16° Fluminense: com 46 pontos, a equipe realmente foi surpreendente e fez milagre este ano permanecendo na Série A e quebrando uma probabilidade de 99% de chances de cair para a segunda divisão. Uma grande superação ao comando de Fred e Conca, escolhido Craque da Galera.

17° Coritiba: com 45 pontos, o Coxa parecia se livrar do rebaixamento, porém caiu de maneira lastimável ao comando de uma torcida decepcionante. O Coritiba vive realmente uma crise e pode ficar vários jogos sem jogar no Couto Perreira. O destaque positivo ficou com Marcelinho Paraíba, que ganhou o troféu Armando Nogueira.

18° Santo André: com 41 pontos, a equipe que voltou para Série A este ano, retornou para a segunda divisão. Sem grandes destaques durante o campeonato, o time mostrou sua fragilidade e volta para a Série B.

19° Náutico: com 38 pontos, antes de acabar o campeonato o Náutico já estava sacramentado na segunda divisão em 2010. Pernambuco perde mais um representante na elite e depois de algum tempo volta a cair.

20° Sport: com 31 pontos, o Sport foi a primeira equipe a cair para a Série B, antes mesmo da competição acabar e com uma campanha lastimável. Realmente durante todo o campeonato o aproveitamento foi muito pequeno e Sport fica com a lanterna 2009.

Nenhum comentário: