segunda-feira, 16 de maio de 2011

E agora?



“A noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José? [...]



Técnicas e táticas ficarão por conta de outro texto. Tampouco quero falar sobre minha paixão pelo Grêmio, que segue inalterada apesar da derrota de hoje. Amar o Grêmio já faz parte de minha necessidade vital, como a de muitos gremistas. Porém, o sentimento não me deixa não abrir os olhos para o que está acontecendo com o time, muito menos me impede de gritar: Cansei, e agora?

O futebol do Grêmio, não é de hoje, vem sendo discutido pela torcida e imprensa. Muitas vezes, as reclamações são abafadas por falsas boas atuações. O fato é que o clube e  torcida precisam discutir a relação, como marido e mulher que já cansaram da mesma coisa na cama e as contas e os filhos problemáticos começam a afastar o casal.

Desde 2001, após o tetracampeonato da Copa do Brasil, o Grêmio vem constantemente batendo nas traves e empilhando Estaduais. Além disso, em 2005 vivemos a Batalha do Aflitos, fato marcante e beatificado pelo nosso presidente. Não podemos deixar de concordar que foi um momento histórico, mas se prender a esse fato é burrice. A imortalidade deve ser rota de fuga e não plano principal.

Tudo isso culminou com a perda do campeonato gaúcho nos pênaltis, após vencer o Inter no Beira-Rio. Jogos anteriores já me davam sinais que este texto seria escrito, porém preferi me manter em silencio, e apoiando o Grêmio até o fim. Pois, o fim chegou, e da pior maneira possível.

O Grenal nos fez perceber que muitas coisas precisam ser mudadas, os jogadores em campo cometem erros bobos, no banco há pouco e no departamento médico há muitos. Percebe-se uma falta de planejamento, falta contratações. E qualquer erro do juiz ou habilidade do adversário ficam pequenos, pois o Grêmio segue perdendo para o Grêmio.

No próximo domingo, começa o Campeonato Brasileiro e o Grêmio enfrentará o Corinthians, no Olímpico. Se quisermos ter uma boa campanha, o caminho será longo. Falta planejar, contratar e arrumar a casa. Só não vale abandonar o barco. A paixão pelas três cores, que eu amo onde estiverem, é grande. E por isso eu pergunto, parafraseando Drummond, e agora?


"Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse...
Mas você não morre,
você é duro, José!"
José – 
Carlos Drummond de Andrade

4 comentários:

Hélio Sassen Paz disse...

Ale,

Teu texto é maravilhoso! Tu vais muito longe não apenas pela tua opinião e pelas tuas ideias, mas porque a tua redação é fluida, é eloquente e muito simples sem ter um vocabulário modesto!

Te falou um professor de Comunicação! ;)

Besos,
Hélio

Carla disse...

Bah, falou e disse irmã! É com lágrima nos olhos que escrevo este comentário:
Como torcedora incondicional que sou, e que a maioria de nós é, fica o sentimento de que entregamos mais um campeonato de bandeja por falta de competência. É triste! A necessidade de arrumar a casa é mais que urgente e não vem de agora. São meses se arrastando na LA e no gauchão. Ambos tiveram o pior fim possível. E nós, que nunca abandonamos o time somos os que mais sofrem. E talvez os únicos, com raras exceções.
Não podemos e não vamos desistir, mas é desgastante demais acreditar e não ter um retorno.
Espero que todos os responsáveis envolvidos ponham a mão na consciência e nos tirem desse buraco negro por onde perambulamos nos últimos anos, como almas penadas. Chega! Meu grito de campeão precisa sair, está me sufocando.
Um abraço e que venha um grande Brasileirão pra nós!

heraldo disse...

Opine:
votaras no odone para alguma coisa. seja no GREMIO, ou na vida publica:
( ) sim
(X) não.

Anônimo disse...

, pois eu sei fomos campeões do mundo ,liberta,e tantos outros campeonatos ,mas o GRÊMIO FOOTBALL PORTO ALEGRENSE em 8 anos desmoronou
desde 2003 no ano do centanário ! boas lembranças?não , depois vem o que 2004 não queria nem que existisse,daí 2005..''A INACREDITAVEL BATALHA DOS AFLITO., 06.., 07''VICE-CAMPEÃO , 08''PERDE NACIONAL ...,09 .,10..;11.. MANCHETES,não REALIDADE TRISTE,
Amor incondicional ''SEMPRE TERREI AO GRÊMIO FOOTBALL PORTOALEGRENSE''mas sera que se expande a diretorias fracassadas, volantes , lateral-esquerdo, zagueiros tudo muito mal tecnicamente .ONTEM PRA MIM FOI O ESTOPIM, CHEGA DE SER SURRADO EM CAMPO,
JOGADORES QUE NÃO MERECEM NOSSO ENCENTIVO ,NOSSO ESFORÇO,SAIR DE CASA NUM DOMINGO COM CHUVA, PRA VER AQUELA PALHAÇADA . E PIOR É HOJE
(senguda- feira) A RAIVA É EMENSA COM ESSES CUJOS SE DIZEM PROFISSIONAIS...PARECE ATE PIADA!!

''GOSTARIA ,... É DIFICIL PEDIR ,REALMENTE MUITO,PRA QUEM É GREMISTA SABE A DOR QUE É NÃO APOIAR O GRÊMIO, MAS CREIO EU QUE PRECISAREMOS FAZER.

ESTOU CONVOCANDO A TORCIDA PARA O NÃO
COMPARECIMENTO DO JOGO GRÊMIO X corinthians PROXIMO DOMINGO DE 2011.

EU SEI NÃO MUITO NOSSA PRAIA ABANDONAR(realmente muito dificil) MAS LOTAR OLIMPICO PARA VAIAR diretoria,jogador ….,tecnico..,etc esta bem fora de logica ,certo;.
A DIRETORIA TA CAGANDO(desculpa pela expressão) PRA NÓS DESDE QUE LOTAREMOS
O OLIMPICO,COMPRAREMOS CAMISAS $$ 200,00,(claro comprei a minha manto é manto??


sempre acreditarei ,mas presamos dar um gelo ,não adianta irlá quebra ,pincha muro se não será mai dinheiro para conserto e menos para contrataçoes URGENTERIMAS.