terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Falta um "xerife" na zaga

O Grêmio parece um mendigo, daqueles que vendem o almoço para comprarem o jantar. É assim que a diretoria gremista está trabalhando, quando tem uma boa defesa, vende o ataque e quando o ataque é bom, vende a defesa.

Isso vem acontecendo desde o vice da Libertadores em 2007, o Grêmio não tinha um grande ataque com Tuta e mais recentemente com jogadores considerados médios como Perea, Reinaldo, Herrera, entre outros. Porém a zaga era consistente, com os goleiros Galatto e Saja, zagueiros como William (hoje no Corinthians) e os zagueiros Léo e Réver, mas recentemente.

Mas a velha mania da diretoria continuou, se o ataque era ruim, hoje está reforçado com a grande dupla Borges e Jonas, além de Leandro e Bérgson. Porém não era possível deixar o time completo, principalmente por questões financeiras. Então aos poucos a defesa foi se desmanchando, primeiro com a troca de Léo e depois pela venda de Réver.

Assim, a estrutura da zaga gremista, que era uma das melhores do Brasil, foi se desmanchando. Victor continua no gol, porém Mário Fernandes, tido como promessa, foi para a lateral direita, Maurício não substituiu Léo à sua altura, Saimon segue como “menino da base” e Rafael Marques é considerado mediano. A desestruturação da zaga não se percebe apenas na escalação do time, mas também nos números e dentro dos jogos. Em todos os jogos de 2010 o Grêmio saiu perdendo e as falhas da zaga são visíveis.

Mesmo no mercado escasso, o Grêmio procurou quem pode ser o “xerife” da defesa gremista. Entre as opções estavam Jadson Vieira, nascido na fronteira gaúcha e desenvolvido seu futebol no Uruguai, atualmente jogando no Lanús da Argentina. Outra opção aqui no Brasil era o zagueiro Renato, do São Paulo, mas que após a venda de André Dias voltou a ser usado como titular na equipe paulista, não mais sendo negociado. No Sport, o nome em questão era Igor, mas sua transferência foi desmentida pelas duas equipes.

O Grêmio assim segue na luta por um zagueiro para completar o time que jogará pelo Tricolor Gaúcho em 2010. Se a equipe continuar assim, tendo que sair perdendo para ganhar de virada, vai ter muito torcedor gremista enfartando durante o ano. Precisamos de um “xerife” na zaga.

Zaga gremista preocupa no início de 2010.

2 comentários:

.Macarenna disse...

Só fazendo uma visitinha básicaa
pra tii Aleee :D

brigado pelo comentarioo
beeijinhos

L.M disse...

oi nãosou gaucha de tradição,mas sou gremista de coração queria que você comtasse no meu blog eusou nova e num entendo direito e meu aniversário foi ontem
seu blog ta demais :*
Beijos